A perspectiva de cada um para o compromisso com todos.
Intenções: Fomentar o diálogo sobre a concepção de Educação Inclusiva, a partir de postulados legais, teóricas, práticas e vivências cotidianas e reafirmar e/ou indicar desdobramentos necessários nas políticas públicas, atitudes, ações e práticas individuais e coletivas para o compromisso com todos e cada um.
Local:
- Dias 18 e 20 de Abril: Igreja Presbiteriana de Mogi Guaçu.
- Dia 19 de abril: Faculdade Maria Imaculada.
Dia 18.04.23 – Mesas Redondas
Manhã – 7h30 às 12h
- 7h30 – Credenciamento e coffee break, com participação do músico José Roberto e exposição fotográfica “Nós podemos mais”, de Mariana Meneghel Ribeiro de Almeida.
- 8h30 – Abertura.
- 9h – Apresentação cultural – Bombelêla Dance Company: Companhia de dança que tem como missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida promovendo arte, saúde e bem estar por intermédio da dança, em ambiente que valoriza a diversidade humana.
- 9h20 – Mesa redonda.
- 11h20 – Diálogo com participantes.
Mediador:
Paulo Alexandre Paliari: Secretário Municipal de Educação de Mogi Guaçu. Possui graduação em Letras – Inglês – Faculdades Integradas Maria Imaculada (2002) e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2009). Pós-Graduado em Psicopedagogia Institucional pela UNIABEU (2009) e Especialização em Língua Inglesa para professores do Ensino Fundamental e Médio pela UNESP (2011). Professor de Educação Básica II – Inglês efetivo da Rede Estadual de Ensino de São Paulo acumulando cargo com Professor de Educação Básica II – Inglês efetivo da Prefeitura Municipal de Mogi Guaçu. Tutor do Programa Nacional de Formação Continuada à Distância nas ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Línguas e em Gestão Educacional.
Convidados mesa-redonda:
Andreia dos Santos de Jesus: Mestranda na Faculdade de Educação da USP, na área de Estudos em Educação e Ciências Sociais – desigualdades e diferenças. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UNICAMP, especialista em educação inclusiva e atendimento educacional especializado. Tendo iniciado a carreira como professora, atuou nos anos iniciais e na EJA até 2009. Depois disso, passou a atuar como assessora técnico-pedagógica coordenando a implantação de programas de educação inclusiva em vários municípios paulistas. Nos últimos anos, coordenou a implantação de projeto de educação integral no município de Franco da Rocha-SP, buscando alinhar programas de ampliação das condições de aprendizagem de leitura e escrita, por meio de atividades culturais e artísticas. Nesses projetos foi responsável pela formação continuada de equipes multidisciplinares. Trabalhou como formadora na Mais Diferenças e no Cenpec. Atualmente atua como pedagoga no Proato (Programa de atendimento discente) da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Deigles Giacomelli Amaro: Coordenadora pedagógica na Vivace Assessoria Educacional da área da Educação Infantil e Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, em programas de formação continuada para equipes de Secretarias Municipais de Educação, Equipes Gestoras, Professores e Profissionais da Educação em municípios do Estado de São Paulo; Doutora em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; Especializada em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo e no Método Terapia Ocupacional Dinâmica pelo Centro de Terapia Ocupacional; Graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista e em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi: professora Orientadora do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal da Universidade Aberta do Brasil, UAB – UNIFESP; funcionária da Secretaria de Educação do Município de Mauá por 21 anos, atuando na assistência, formação em serviço, gestão, assessoria técnica pedagógica à Educação Especial e Inclusiva. Tem experiência na área de Desenvolvimento/Aprendizado Humano, incluindo pessoas com deficiências, Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (com livros e textos publicados), Educação Infantil e Saúde Pública, Gestão/Coordenação de Projetos e Serviços, Liderança, Docência, Formação Contínua, Formação em Serviço, Interdisciplinaridade, Intersetorialidade, Inclusão Social e Desenvolvimento Social. Laureane Marília de Lima Costa é psicóloga, doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestra em Educação pela Universidade Federal de Jataí (UFJ), colaboradora externa na Coordenação de Ações Pedagógicas Especiais da UFJ e do Laboratório de Educação Inclusiva da Universidade do Estado de Santa Catarina (LEdI/UDESC). Currículo completo: http://lattes.cnpq.br/8519476470439319.
Tarde – 13h às 17h
- 13h – Credenciamento, com participação do músico José Roberto e exposição fotográfica “Nós podemos mais”, de Mariana Meneghel Ribeiro de Almeida.
- 13h30 – Apresentação cultural – Bombelêla Dance Company: Companhia de dança que tem como missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida promovendo arte, saúde e bem estar por intermédio da dança, em ambiente que valoriza a diversidade humana.
- 13h50 – Mesa redonda.
- 15h50 – Diálogo com participantes.
- 16h30 – Coffee break.<>/li1
Mediadora:
Valeria Otaviano dos Reis Souza: Pós Graduada em Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual. Especialista em Autismo. Supervisora da Educação Especial da rede municipal de Mogi Guaçu e palestrante em politicas publicam inclusivas.
Convidados mesa-redonda
Alex Barreiro: Psicanalista. Historiador pela PUC-Camp, Mestre e Doutor em Educação pela Unicamp. Professor da Educação Básica da Rede Municipal de Mogi Guaçu e nos cursos de Psicologia e Pedagogia das Faculdades Santa Lúcia e Maria Imaculada (Mogi Guaçu), membro do IPEP – Instituto de Pesquisa e Estudos em Psicanálise nos Espaços Públicos em Campinas e coordenador do Gepapsi – Grupo de Estudos e Pesquisa em
Autismo e Psicanálise.
Liliane Garcez: Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, psicóloga pelo Instituto de Psicologia da mesma universidade e administradora pública pela Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas. Tem especialização em Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina pelo Conselho Latino – Americano de Ciências Sociais. Trabalhou em projetos internacionais para
Unesco, Banco Mundial e Unicef, com destaque à consultoria internacional para elaboração da Política Nacional de Educação Especial orientada para a Inclusão Escolar da República de Angola e demais planos correlatos. Especialista contratada para elaboração de relatório sobre o progresso brasileiro em relação ao monitoramento do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4, componente do Relatório Global de Monitoramento da Educação 2020 (GEM 2020). Atuou na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação e na Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Presidência
da República), onde foi responsável pela representação no grupo de articulação e monitoramento do Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Plano Viver sem Limite. (DECRETO nº 7612, de 17 de novembro de 2011). Foi coordenadora geral da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida na cidade de São Paulo, na qual foi membro da equipe responsável pela elaboração, articulação e monitoramento do Plano Municipal de Ações Articuladas para Pessoas com Deficiência da Cidade de São Paulo – Plano São Paulo Mais Inclusiva. (DECRETO nº 54.655, de 3 de dezembro de 2013). Desenvolveu projetos em várias organizações da sociedade civil. Produtora de conteúdo do Guia COVID-19 – Educação Especial na perspectiva de Educação Inclusiva. Autora de diversos artigos e capítulos em livros e do livro “Educação Inclusiva de Bolso” pela Editora do Brasil, São Paulo. É idealizadora e articuladora do COLETIVXS e fez parte da comissão executiva do Fórum Permanente de Educação Inclusiva. Integrou o grupo de especialistas que contribuiu com a elaboração da Política de Educação Especial do Estado de São Paulo e da Política Municipal de Educação Especial a Serviço da Educação Inclusiva do município de São Caetano do Sul. Desenvolve assessorias, consultorias e formação continuada e em serviço em unidades escolares e prefeituras. Em 2022, recebeu medalha de mérito da Pró-Inclusão (Portugal) pelas contribuições para uma educação escolar culturalmente mais desafiante e socialmente
mais justa e equitativa. Foco de apresentação: Experiência de Construção de sistemas de educação inclusiva no Brasil e no mundo e funções do professor sala regular, papel do AEE e de profissionais de apoio.
Mariana Meneghel Ribeiro de Almeida: Palestrante, mulher com deficiência de 35 anos e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência, de maneira ampla. Formada em Direito. Desenvolveu projetos voltados ao público PDC (pessoas com deficiência), como a Roda da Inclusão. Trabalhou com Moda Inclusiva. Juntamente com amigos é uma das criadoras da ONG Incluire e atualmente do projeto de exposição fotográfica “Nós
Podemos Mais”.
Noite – 18h às 21h30
- 18h – Credenciamento e coffee break, com participação do músico José Roberto e exposição fotográfica “Nós podemos mais”, de Mariana Meneghel Ribeiro de Almeida
- 18h30 – Apresentação cultural: Bombelêla Dance Company: Companhia de dança que tem como missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida promovendo arte, saúde e bem estar por intermédio da dança, em ambiente que valoriza a diversidade humana.
- 18h50 – Mesa redonda.
- 20h50 – Diálogo com participantes.
Mediadora:
Vivian de Morais Gomes: Pedagoga. Pós-graduada, em Educação Infantil, Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado (com artigo científico publicado pela UNESP), Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia. Professora de Educação Infantil há 21 anos e, atualmente, está no cargo como uma das coordenadoras do CEAPE (Centro de Apoio Pedagógico Especializado).
Convidados mesa-redonda
Ana Paula Dringoli Cavenaghi: Mãe do Pietro Augusto Cavenaghi, estudante com autismo. Graduada em pedagogia. Pós-graduada em: psicopedagogia e neurociências, intervenção ABA para autismo e deficiência intelectual, educação especial e inclusiva para autismo e deficiência intelectual baseado em evidências. Trabalha na prefeitura municipal de Mogi Guaçu.
Emily Vitoria dos Santos Montedioca: 18 anos, estudante do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Benedita Nair Xavier Vedovello. Participante dos Jeesp – Jogos Escolares Paralímpicos Brasileiros, na corrida 100m e salto a distância.
Sarita da Mata Peres: Advogada especialista em Direito Educacional, Direito Municipal e Direito e Processo do Trabalho. Consultora e palestrante na área de Educação Pública. Sócia do escritório Graboski Advogados Associados e da Pública Gestão Educacional. Assessora jurídica da UNDIME –SP – União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo e de diversos Municípios e secretarias municipais de educação na área de Direito Educacional; tutora nos Cursos a distância de Direito Educacional promovido por meio da plataforma www.publicaeducacional.com.br. Relatora do Tribunal de Ética e disciplina da OAB/SP – XII Turma Presidente Prudente (2020-2023). Foco de apresentação: Aspectos legais / jurídico: Educação Inclusiva no ordenamento jurídico.
Dia 19.04.23: Rodas de conversa
Manhã – 8h às 12h
- 08h – rodas de conversa sobre educação inclusiva e indicação de desdobramentos necessários nas políticas públicas, atitudes, ações e práticas.
- 09h40 – coffee break.
- 10h10 – continuidade rodas conversa.
Tarde – 13h às 17h
- 13h – rodas de conversa sobre educação inclusiva e indicação de desdobramentos necessários nas políticas públicas, atitudes, ações e práticas.
- 15h15 – coffee break.
- 15h45 – continuidade rodas conversa.
Dia 20.04.23: Plenária
Manhã – 8h às 12h
- 08h – apresentação da síntese das rodas de conversa: pontos discutidos e indicações de desdobramentos.
- 09h40 – coffee break
- 10h – apresentação da síntese das rodas de conversa: pontos discutidos e indicações de desdobramentos.
Tarde – 13h30 às 16h
- 13h30 – apresentação da síntese das rodas de conversa: pontos discutidos e indicações de desdobramentos.
- 15h – destaques e encerramento
- 15h45 – coffee Break