Pibic

PIBIC | Programa de Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica (IC) é voltado para estudantes da graduação que apresentem bom desempenho acadêmico e aos projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada.

Sobre o programa

  • Despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação;
  • Contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional;
  • Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
  • Estimular pesquisadores produtivos da FMPFM e recém-doutores a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural;
  • Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;
  • Ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica;
  • Estimular a inserção de jovens estudantes do Ensino Médio nestas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias da pesquisa científica na graduação;
  • Estimular uma maior articulação entre a graduação e futura instalação da pós-graduação strictu senso pela FMPFM;
  • Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de futuros mestres e doutores;
Nome Titulação Curso Email Área de Pesquisa
Ademir Salvi Júnior Doutorado Ciências Farmacêuticas ademir.junior @francomontoro.com.br Fitoterapia nos cuidados em saúde – desenvolvimento de ações, serviços e produtos relacionados às plantas medicinais e fitoterapia como prática integrativa e complementar nos serviços de saúde/atenção básica, ampliando o acesso da população aos benefícios dessa prática nos diversos níveis de complexidade em que a fitoterapia pode ser ofertada, de forma segura e racional, por profissionais de saúde qualificados, considerando o sujeito em sua singularidade e inserção sociocultural, promovendo a integralidade da atenção.
Amanda Pavanello Alves dos Santos Mestrado Ciências Sociais amanda.santos @francomontoro.com.br Bacharela em Ciências Sociais – com ênfase em Ciência Política (Universidade Federal de São Carlos), mestra em Ciência Política (Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos) e doutoranda em Ciências Sociais (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp/Araraquara). Atualmente desenvolvo pesquisas nas linhas de Teoria Política e Pensamento Político e Social Brasileiro e nas interpretações do desenvolvimento nacional, planejamento e democracia no Estado brasileiro.
Ana Lúcia Alves Caram Doutorado Nutrição ana.caram @francomontoro.com.br Habitos alimentares, Obesidade, constipação intestinal, desvio de imagem corporal , doenças gastrointestinais e cirurgia bariátrica.
Bruna Fernanda do Nascimento Jacinto de Souza Doutorado Nutrição bruna.nascimento @francomontoro.com.br Saúde Coletiva; Epidemiologia; Nutrição em Saúde Coletiva; Segurança Alimentar e Nutricional; Determinantes Sociais da Saúde; Educação Alimentar e Nutricional.
Carla Beatriz Casagrande Bortoluci Mestrado Engenharia Química carlabeatriz.eng @outlook.com Tratamento de efluentes; Biorreatores; Avaliação de parâmetros cinéticos em biomassa granular; Fermentação alcoólica; Poluição atmosférica.
Cristiane Fonseca Freitas Doutorado Farmacêutica cristiane.freitas @francomontoro.com.br Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica Básica e Análises Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, saúde pública, síndrome metabólica, diabetes, saúde ocupacional, estresse e farmacologia.
Cristina Nádja Muniz Lima De Falco Doutorado Medicina cristinanadjadefalco @alumni.usp.br Cardiologia Clínica geral com foco em Arritmias e Apneia do Sono
Dayane Capra de Oliveira Doutorado Fisioterapia dayacapra @gmail.com Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas (2012), Especialização em Fisioterapia Geriátrica pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2014), Mestrado em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2016) e Doutorado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2021). Atualmente é Docente da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro (FMPFM) no curso de Medicina, Tutora EAD na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro do Laboratório de Estudos em Epidemiologia e Envelhecimento – LEPEN, sediado no Departamento de Gerontologia da UFSCar, desenvolvendo a linha de pesquisa: Epidemiologia da fragilidade e Estratégias de Enfrentamento.
Fernanda Menegatti Frisanco Mestrado Enfermagem fernanda.frisanco @francomontoro.com.br Saúde do Adulto e Idoso; Qualidade de Vida; Saúde; Doenças Crônicas; e Estudos de Validação.
Gisele Acerra Biondo Pietrafesa Mestrado Enfermagem gi_biondo @hotmail.com Saúde pública e Saúde materno-infantil
Jarbas Magalhaes Doutorado Medicina jarbasmag @gmail.com Anticoncepção e Ginecologia Endocrina / IST
João Rodolfo Tuckumantel Valim Mestrado Ciências Biológicas joaorodolfotvalim @hotmail.com Biologia Celular e Molecular, Histologia, Morfologia, Toxicidade e Educação.
Lia Maristela da Silva Jacob Doutorado Enfermagem liamaristela @gmail.com Saúde da Mulher e do recém -nascido, saúde coletiva, lesões de pele e simulação clínica.
Lisie Tocci Justo Doutorado Fisioterapia lisiejusto @gmail.com Epidemiologia e Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde do Trabalhador, dados secundários (Sustema de Informação em saúde- DATASUS)
Lucas Coraça Germano Doutorado Enfermagem lucascgermano @gmail.com 1. Estudo das exposições tóxicas e envenenamentos por animais peçonhentos com enfoque na análise de dados quantitativos. 2. Estudo de doenças respiratórias agudas de interesse à saúde pública com enfoque em análise de dados epidemiológicos. 3. Análise de coberturas vacinais e rede de frio.
Márcio Cristiano de Melo Doutorado Enfermagem marcio.melo @francomontoro.com.br Possui graduação em Enfermagem – Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade Taquaral (2010), Doutorado (2020) e Mestrado (2016) em Saúde Coletiva, área de concentração em Epidemiologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Especialização em Saúde Coletiva com foco em Epidemiologia, Sistemas de Informação e Análise de dados pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2012). Tem experiência com ensino superior em disciplinas de Saúde Coletiva, Epidemiologia, Atenção Primária à Saúde, Ensino Técnico, Pesquisa de Campo e desenvolve pesquisas com os temas: HIV/Aids, doenças de notificação compulsória, Atenção Primária à Saúde e Saúde da Mulher.
Marcos Maciel Junior Doutorado Enfermagem marcos.junior @francomontoro.com.br Possui experiência em morfologia, com foco em anatomia, e orienta pesquisas na área de Saúde Estética e Ensino de Anatomia Humana.
Ricardo da Silva Manca Doutorado Engenharia Ambiental e Sanitária ricardomanca@ gmail.com Saneamento Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Inovação Tecnológica, Saúde Pública e Doenças de Veiculação Hídrica.
Robson Leandro Carvalho Canato Mestrado Análise de Sistemas rcanato @gmail.com Interesse em pesquisa relacionadas as áreas de Banco de Dados, Business Intelligence (BI), Data Sciense, Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), Machine Learning e Redes de Computadores.
Rubens Topal de Carvalho Bastos Doutorado Administração de Empresas ubens.bastos @francomontoro.com.br Gestão empresarial e sustentabilidade
Samuel Marcos Ribeiro de Noronha Doutorado Ciências Biológicas – Modalidade Médica samuel.noronha @francomontoro.com.br Pesquisador de Ciências Biomédicas atuando em biologia molecular de cânceres ginecológicos e em Endometriose. Experiência com PCR e outras técnicas de Biologia Molecular e Celular.
Sandra Fernandes Maciel Mestrado Medicina juvipesa @gmail.com Políticas públicas
Sandro Rodrigues Gontijo Doutorado Psicologia gontijo.sandro @gmail.com Psicologia Fenomenologica aplicada a saúde e educação.
Tiago Alves Jorge de Souza Doutorado Ciências Biológicas tiago.souza @francomontoro.com.br Tem experiência nas áreas de Citogenética, Genética Molecular, Nanotoxicologia e Ciências Forenses.
O Comitê Interno de Pesquisa (CIP) da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro é um órgão de apoio à Coordenação do PIBIC, responsável por zelar pelo cumprimento das normas e diretrizes das atividades de pesquisa de Iniciação Científica da FMPFM, além de julgar e avaliar propostas de projetos científicos no âmbito do programa PIBIC e também propor meios de incentivo ao desenvolvimento da pesquisa na Instituição. O CIP está representado por:
Paulo Roberto Alves Pereira Diretor Administrativo
Clauber de Oliveira Rossini Diretor Acadêmico
Ana Caroline Costa Nogueira Coordenadora Geral
Prof. Rubens Topal de Carvalho Bastos Administração
Prof. Robson Leandro Carvalho Canato Ciência da Computação
Profª. Fernanda Menegatti Frisanco Enfermagem
Profª. Carla Beatriz Casagrande Bortoluci Engenharia Química
Prof. Marcos Maciel Júnior Medicina
Prof. Sandro Rodrigues Gontijo Psicologia

    Pleiteando Bolsa
    SimNão

    Quer mais
    informações?

    Cadastre-se suas
    informações para podermos
    entrar em contato!

    Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nosso Canal de privacidade